Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
Burros para apadrinhar


Atenor, o brincalhão
Nascimento 20/04/2005
O Atenor, um dos burros mais viajados da associação, tem um tique bastante particular: deixa toda a gente que o visita a sorrir, pois uma das coisas que mais gosta de fazer é pôr a sua língua comprida de fora como se estivesse a saborear o vento!


Bulhaca, a amorosa
Nascimento 23/02/2006
A Bulhaca é muito dócil e este ano voltou a ser mãe de um lindo burrinho chamado Inácio. Sempre preocupada, não o perde de vista quando se escapa para a brincadeira, controlando todos os seus movimentos e traquinices. No final do dia, aconchega-o junto a ela para partilharem a aveia que o tratador lhes deu.


Buxo, a vedeta
Nascimento 10/05/2006
O Buxo já é bastante conhecido por todos os que visitam a Quinta Pedagógica dos Olivais em Lisboa. Já lá vão 6 anos desde que tomou a decisão de ir para a capital. É muito acarinhado pelos tratadores e por toda a equipa da Quinta, pois não há dia em que o seu zurro não se faça ouvir, pedindo atenção e mimos aos que por ali passam.
(Nota: A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita.)


Calimero, o conquistador
Nascimento 20/02/2007
O Calimero continua por terras algarvias a seduzir e a encantar as burrinhas do Sr. José. Vive numa quinta espaçosa, onde passa o dia a pastar e a namorar. Este ano foi pai de mais crias, por isso, se continuar assim, com certeza que acabará por ter uma grande família!


Cuca, a serena
Nascimento 11/04/2007
A Cuca é uma das burras mais bonitas do Centro de Valorização do Burro de Miranda. Sempre muito recatada, é uma burra de fácil trato. Gosta do seu sossego e nunca procura confusões nem desacatos. Está prenha e, se tudo correr bem, em meados de Abril trará mais uma linda cria ao Centro!


Daina, a teimosa
Nascimento 2008
A Daina tem uma personalidade forte: só faz o que lhe apetece e dificilmente obedece às ordens dos seus tratadores! Independente, prefere que não a aborreçam com muito mimo. Na companhia da Dulcineia, sua fiel amiga, impõe respeito aos burros que com elas partilham o estábulo.


Dália, a dedicada
Nascimento Fevereiro de 2008
Este ano, a Dália presenteou-nos com uma linda burrinha, no dia 28 de Maio, de quem cuida com muito carinho. O seu nome, Ibéria, foi escolhido pelos amigos espanhóis que trabalhavam connosco na altura e que acompanharam o seu nascimento, numa referência à designação antiga da Península Ibérica.


Dom Quixote, o aprendiz
Nascimento 6/03/2008
O Dom Quixote regressou a Atenor depois de passar grande parte do ano a colaborar com a Associação Rio Vivo no projecto “O futuro num dorso ecológico”. Em conjunto com o burro Damien, aprendeu a puxar o arado e a carroça, e foi uma grande ajuda no festival Tempo d’Aldeia!


Dulcineia, a companheira
Nascimento 06/03/2008
A Dulcineia, irmã gémea do Dom Quixote, é uma verdadeira companheira, não havendo passo que dê sem a Daina. É uma das parelhas mais notáveis do Centro, já que andam sempre juntas, tanto na hora da brincadeira como das refeições – ficam lado a lado a partilhar a aveia e o feno!


Tó, o tranquilo
Nascimento Outubro 2003
O Tó é um dos burros que mais sucesso faz entre os visitantes e também dos mais viajados, uma vez que tem participado em actividades por todo o país. Sempre calmo, adora parar pelo caminho para saborear as diferentes plantas que vai encontrando – de tal forma, que por vezes é difícil convencê-lo a recomeçar a marcha!


Gaivota, a vigorosa
Nascimento 20/04/2011
A Gaivota é parecida com a sua mãe Serralves, robusta e cheia de energia. Ao contrário da calma que aparentava ter durante a infância, hoje a Gaivota mostra-se uma burra bastante determinada e irrequieta. Todos os dias parte à descoberta dos lameiros que ladeiam o estábulo na procura da melhor erva ou de uma nova brincadeira.


Gorongosa, a casmurra
Nascimento 15/05/2011
A elegância da Gorongosa esconde um feitio arisco que tem dado que fazer aos tratadores do Centro de Valorização do Burro de Miranda! Teimosa, não se convence facilmente a fazer o que não lhe apetece. Mas na companhia da sua grande amiga Gaivota, vem ao de cima o seu lado mais ternurento e brincalhão.


Hera, a mimalha
Nascimento 20/05/2012
A Hera foi a última burrinha a entrar na Campanha de Apadrinhamento, e neste último ano cresceu muito rápido, tendo-se feito alta e muito bonita. Apesar de andar sempre acompanhada pelas amigas Gaivota e Gorongosa, não deixa de procurar a atenção dos tratadores e dos visitantes para receber carinhos.