Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja

Comunicado: AEPGA tomou a decisão de não concretizar a organização do L Burro I L Gueiteiro – Festival Itinerante da Cultura Tradicional

19 de Junho de 2019

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino - AEPGA, entidade organizadora do L Burro I L Gueiteiro – Festival Itinerante da Cultura Tradicional, informa com grande tristeza que lhe foram retiradas as condições para concretizar o festival do L Burro I L Gueiteiro.

A edição de 2019, com data prevista entre 24 e 28 de Julho, marcaria o retorno do evento às aldeias de Fonte de Aldeia e Picote.

Este regresso - especialmente a Picote - tinha como principais objectivos envolver novamente a população da aldeia na realização do Festival que, na edição de 2011, tão bem soube acolher e servir os visitantes - numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando uma vivência única de um evento cultural - e assegurar que todos os participantes voltassem a desfrutar de uma edição com duração de 5 dias, plena de entretenimento e, à semelhança das edições anteriores, a pensar em todos - miúdos e graúdos - os que gostam de caminhadas por percursos bonitos, de refeições apetitosas, de sestas burriqueiras, de oficinas instrutivas, de boa música e de muita festa. Contudo, apesar de todos os esforços realizados, é neste momento impossível garantir os pressupostos necessários à realização do que projectámos para esta edição.

Devido a diversas posições assumidas pela Galandum Galundaina - Associação Cultural deixou de existir uma partilha de valores e objectivos comuns, o que torna inviável o processo de produção do festival, não restando outra alternativa à AEPGA senão admitir que a parceria com a Galandum Galundaina – Associação Cultural na organização do festival de L Burro I L Gueiteiro chegou ao fim. A Associação AEPGA lamenta profundamente o afastamento da organização do L Burro I L Gueiteiro a que foi forçada, pois organiza este Festival único há mais de 16 anos, mas sem condições de trabalho não é possível alcançar bons resultados.

Face a esta tomada de decisão, iremos projectar um outro evento, num formato adaptado aos desafios emergentes, continuando a adoptar uma abordagem que toma o burro como um todo, composto não só de dimensões biológicas que interessam conservar, mas também de uma imensa riqueza cultural e que, assente na sustentabilidade e preservação do meio envolvente, garanta uma experiência ímpar às pessoas locais, aos participantes, músicos, artistas, voluntários e parceiros.

Apresentamos a todos as nossas mais sinceras desculpas pelos inconvenientes subjacentes à não participação da AEPGA na edição de 2019, e informamos todos os participantes que já agendaram as suas férias para estas datas que, teremos muito gosto em recebê-los no Centro de Valorização do Burro de Miranda, para participarem na festa da sua inauguração, no dia 27 de Julho, corroborando a ideia que a AEPGA continuará a assumir a responsabilidade de contribuir com actividades criativas e de qualidade que estimulem a cultura e mostrem o melhor do Planalto Mirandês.