Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
ENTRUDO CHOCALHEIRO 2013

A AEPGA estará presente no Entrudo Chocalheiro da aldeia de Podence nos dias 10 e 11 de Fevereiro.


Em vésperas do Carnaval, o Nordeste Transmontano prepara-se para viver as suas festividades mais peculiares.
A Festa dos Caretos faz parte de uma tradição milenar que é celebrada em Portugal no Entrudo. Em Trás-os-Montes é celebrado em várias aldeias dos concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros  (especialmente Podence) e Vimioso, e na Beira Alta em Lazarim.


Na aldeia de Podence
não se concebe o Carnaval sem a presença e acção das enigmáticas figuras dos “caretos”. São eles que animam toda a ritualidade destes dias de folia, num crescendo que, ano após ano, se vem notando a olhos vistos sendo agora, para além dos rapazes, as crianças e as próprias moças a assumirem este papel.


Os dias grandes da festa são o Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval
e os Caretos só param para matar a sede ou para combinarem mais uma investida sobre o Largo da Capela, a pequena praça da aldeia onde todos assistem ao ritual. Às iras dos Caretos endiabrados ninguém se atreve a opor-se. Apenas as Matrafonas (raparigas disfarçadas de homens e vice-versa) são poupadas à sumária justiça carnavalesca, assaz singular no caso da aldeia transmontana: os demónios mascarados lançam-se ao assalto das moças e encostando-se a elas, ensaiam uma dança um tanto erótica, agitando a cintura e fazendo embater os chocalhos que trazem pendurados contra as ancas das vítimas. Não conhecem entraves ou proibições: subir às varandas, trepar aos telhados ou correr pelo Largo da Capela. Tudo vale para «chocalhar» e misturar o tilintar dos chocalhos com os risos das raparigas.


Na Terça-feira Gorda, a aldeia mergulhará novamente numa vertigem de correrias e travessuras que só terminarão com o cair da noite e com o cansaço dos demónios de fatos de franjas de lã de cores vivas.


Está dado o mote para um fim-de-semana prolongado de folia que conta, ainda, com o “Festival do Grelo”, mostra de produtos regionais e passeios de burro.


VISITE-NOS!
 

Para mais informações,
por favor consulte:

http://caretosdepodence.no.sapo.pt/