Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
Feira do Naso | Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda

A Festa da Nossa Senhora do Naso reúne, todos os anos, milhares de pessoas vindas de todas as aldeias do Planalto Mirandês, assumindo-se como uma das principais celebrações da região. Antigamente, o facto de ser um momento privilegiado de encontro motivava ainda a realização de uma grande feira que durava vários dias; um deles, o dia 6 de Setembro, estava reservado à compra e venda de burros. A desertificação das aldeias e a mecanização da agricultura que tanto alteraram a paisagem social do Planalto a partir de meados do século passado levaram à desactivação desta feira durante alguns anos. Até que, em 2002, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino se propôs a revitalizá-la e a fazer dela um evento-chave para a valorização do Burro de Miranda.

É nesse sentido que, uma vez mais, a AEPGA, em colaboração com o município de Miranda do Douro e sob a orientação técnica da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, realiza a 15ª edição que este ano traz uma novidade. Ao invés do que tem vindo a suceder-se em edições anteriores, este ano o concurso passa a ser nacional e desta forma, todos os criadores da raça asinina de Miranda terão a oportunidade de mostrar os seus burros(as), de inscrevê-l(a)s no Concurso e a título excepcional e por pedido fundamentado do proprietário, desde que haja interesse evidente para o melhoramento da raça, poderá a DGAV – através de uma comissão de avaliação – permitir que sejam inscritos no Livro de Reprodutores do Livro Genealógico da Raça Asinina de Miranda.

A 15ª edição do Concurso Nacional da Raça Asinina de Miranda realiza-se no dia 6 de Setembro, quarta-feira, a partir das 10h00, no recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, aldeia da Póvoa, concelho de Miranda do Douro.

Este concurso tem por objectivo
avaliar a evolução e estado actual da raça asinina de Miranda em Portugal, e em particular no concelho de Miranda do Douro – considerado o solar da raça - e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, bem como proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua selecção. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação desta raça, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.

Junte-se a nós e aos criadores desta raça num convívio descontraído e animado em que o burro é o centro das atenções!

Entrada Livre