Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja

Dirigida aos criadores e proprietários de animais da raça asinina de Miranda, residentes no concelho de Miranda do Douro

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) juntamente com o Município de Miranda do Douro, realizará a 14ª Edição da Feira do Naso – Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda, no próximo dia 6 de Setembro de 2016, terça-feira. A 14ª edição tem por principal objectivo avaliar a evolução e estado actual da raça asinina de Miranda no concelho de Miranda do Douro e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético, bem como proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na sua selecção. Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação desta raça, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural.

Nesse sentido, vimos por este meio convidá-lo(a) a participar na Feira do Naso – Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda, que terá lugar no recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, no dia 6 de Setembro de 2016 (terça-feira), com os seu(s) burro(as) que deverão estar devidamente inscritos no Livro Genealógico da Raça Asinina de Miranda. Se desejar inscrevê-los no concurso, lembre-se de que os seus animais devem estar correctamente registados no livro genealógico da raça asinina de Miranda, identificados por microchip e devem estar em forma e saudáveis, nomeadamente com os cascos aparados e devidamente desparasitados.

Do programa da Feira do Naso – Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda faz parte a tradicional gincana de burro, o desfile de burros e uma mostra e concurso para eleger os melhores exemplares da raça, assim como a respectiva entrega de prémios.

A organização convida os proprietários/criadores que trouxerem o seu burro(a) a estarem presentes no almoço-convívio que se realizará pelas 13h00, no mesmo local. Relembramos que cada criador poderá trazer 1 acompanhante para o almoço.

Caso queira estar presente, deve contactar-nos o mais rapidamente possível, via telefone - 92 5790396 ou 96 4695442 -, ou contactar o presidente da sua Junta de Freguesia, de modo a podermos agendar o seu transporte e a do seu burro para o Naso, no próximo dia 6 de Setembro.

Esperamos contar consigo!


*****

A Feira do Naso - Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda no Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso é de ENTRADA LIVRE e está aberta a todos os curiosos e interessados na raça asinina de Miranda - Burro de Miranda.

Os visitantes podem almoçar nas diversas tasquinhas disponíveis no Recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso.



*****

BZZZOIRA MOIRA

M/3
40 mns
2009

Espetáculo inspirado num conto tradicional do norte de Portugal.

SINOPSE

As lendas de mouras encantadas e seres fantásticos povoam todo o país. No norte do país conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço... Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água... Este é o início de uma extraordinária história. À noite quando percorro as ruas recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

Se pretender saber mais: http://www.marionetasmandragora.com/index.php?hidEv=58