Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
Programa Sons & Ruralidades`12

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012
Aldeia de Serapicos, concelho de Vimioso


21h30:
CINEMA NA ALDEIA: “As Quatro Voltas”

Sinopse:

Título Original: “ Le quattro volte”
Intérpretes: Bruno Timpano, Giuseppe Fuda, Nazareno Timpano
Realização: Michelangelo Frammartino
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ITA/SUI/ALE, 2010, Cores, 88 min

Um pastor idoso e doente aguarda o fim dos seus dias numa aldeia remota nas montanhas da Calábria, no Sul da Itália. Naquele lugar abandonado e congelado no tempo, a Natureza não conhece hierarquias. Cada ser, consciente do mundo exterior, tem uma alma que se move através de vidas sucessivas, em quatro voltas. Para o provar, a proximidade dos animais ou das árvores e as plantas dançando ao vento que, soprando, evoca a união entre todos.

LE QUATTRO VOLTE é uma visão poética sobre os ciclos da vida e da natureza e sobre as inquebráveis tradições de um local intemporal. A história de uma alma que se desloca através de quatro vidas consecutivas.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=9ccZWeX51u0

..........................................................................................................................

Sábado, 22 de Setembro de 2012
Aldeia de Serapicos, concelho de Vimioso
 
09h30: Percurso pedestre na companhia do 
BURRO DE MIRANDA pelos moinhos do rio Angueira. Visita e explicação sobre o uso e o funcionamento tradicional dos moinhos de água. 


13h30: Piquenique (aproveite para saborear os produtos locais)

15h00:
MESA REDONDA “Agricultura, Espaço e Desenvolvimento Rural”


Comunicações:

Professor Carlos Aguiar, “HISTÓRIA DA AGRONOMIA”, Instituto Politécnico de Bragança

Professor Orlando Rodrigues, “RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO E NOVOS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL”, Instituto Politécnico de Bragança

17h30:
CONCERTO no anfiteatro ao ar-livre junto ao rio Angueira

                 BELA NAFA  World Music
A cultura Mandinga de Guiné-Bissau reinventada com instrumentos modernos e a mística Kora (
http://www.myspace.com/belanafa)

20h00: Jantar na aldeia

21h30: Teatro e Marionetas de Mandrágora “CASA DOS VENTOS”. Criação de Filipa Mesquita.


Sinopse

“Casa dos ventos” é uma casa e é uma viagem. É uma casa em viagem. Qual a dimensão de uma casa? Pode uma pessoa ser uma casa?. Necessita uma casa de paredes? Pode uma casa ser um local, uma língua, um país...? Este espectáculo narra uma viagem de duas personagens em busca de manterem a sua forma de estar, o seu espaço de afectos e emoções num mundo em transformação. Numa grande cidade, uma velha, Alba e Maria tentam atravessá-la carregando um moinho de vento às costas na procura de uma nova colina que lhes garanta um local para viverem. Mas a cidade respira, oprime e fascina. A casa parte da procura da integração das memórias pessoais e colectivas na vida quotidiana, olhando para os legados tradicionais como a possibilidade de construir a imagem de um futuro próprio, repleto de memórias e tradições reinventadas.

Site oficial: http://www.marionetasmandragora.com/
Espectáculo “Casa dos Ventos”: http://www.marionetasmandragora.com/index.php?hidMenu=0000000001110&hidCv=&hidLink=main_event&hidEv=85&hidY=&hidVm=


23h00: Concerto

           
THE MCCOOKERS (Ska & reggae)

Em 2012, após vários anos a participar lado a lado nos mesmos projectos musicais (Contratempos, The Ratazanas), André Nóvoa e João Morais decidem juntar um grupo de músicos de elite com o intuito de prestar homenagem directa a uma das mais influentes lendas da música jamaicana: Tommy McCook. E assim nasceram os The McCookers. McCook foi um dos saxofonistas fundadores da mítica banda The Skatalites ainda nos saudosos anos 60. O seu legado musical é um dos mais belos tesouros que a história da música mundial do séc. XX nos tem para oferecer.

The McCookers assume-se então como uma verdadeira banda de baile jamaicano, juntando todos os ingredientes necessários para a produção de um espectáculo que transmita a essência dos grooves jamaicanos mais clássicos.


00h30: Dj Set

           THE UNDERTAKER (reggae from the other world)

...................................................................................................................................................

Domingo, 23 de Setembro de 2012
Aldeia de S. Joanico, concelho de Vimioso

10h00:
FEIRA DE BURROS

           
DESFILE DE BURROS pelas ruas da aldeia

            Animação Musical com JORGE RIBEIRO

           
MERCADO DAS ALDEIAS (produtos locais e feitos à mão)


A aldeia de S. Joanico acolherá um mercado onde as associações e os produtores locais (ou provenientes de outras áreas rurais) terão oportunidade de vender os seus produtos agrícolas, enchidos, doçaria tradicional, artesanato, etc., em simultâneo com um conjunto de actividades paralelas como música ao vivo, oficinas de saberes tradicionais, provas gastronómicas, e actividades para os mais jovens.

Nota: Por motivos imprevistos o programa pode estar sujeito a alterações de calendário e/ou de horário.