Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
I Fórum Público sobre as Bio regiões

Em 2014, foi criada a rede internacional das Bio Regiões (IN.N.E.R.), com o objetivo de dinamizar um modelo inovador de desenvolvimento sustentável rural, através da implementação de uma rede de produção agrícola biológica, processamento e distribuição dos produtos resultantes pela comunidade onde se insere, fornecendo cantinas públicas, restaurantes e população em geral. Através desta forma de gestão de recursos, todos beneficiam de uma melhoria da qualidade de vida, biodiversidade e preservação do ambiente.

Portugal inclui-se nos países envolvidos no desenvolvimento das Bio Regiões onde foram realizados fóruns e encontros internacionais em diversas regiões, que apresentamos em anexo, bem como outros ficheiros informativos sobre este tema.

O facto de se enquadrar nos objetivos da Agenda 21 local é um fator relevante para a realização de uma primeira análise das potencialidades e dos problemas do território na implementação deste modelo e como proposta a debater neste processo.

A AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino em conjunto com a Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural e o Município de Vimioso pretendem, com este I Fórum Público sobre as Bio Regiões, abraçar esta oportunidade de desenvolvimento sustentável na região de alto valor natural e paisagístico, promovendo um fórum público sobre as Bio Regiões, dando assim início a um processo de sensibilização e envolvimento da comunidade local para esta dinâmica.

Este Fórum antecede o Fórum Internacional “Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis”, que se realiza em Idanha-a-Nova, Portugal, nos dias 17 a 21 de Julho de 2019.