Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
L Burro i l Gueiteiro

Aula do Burro: Oficina de mimos e escovagem
Formador: AEPGA | Max. participantes: 15

A Aula do Burro pretende proporcionar a aproximação e o conhecimento da raça asinina de Miranda, através da realização de actividades didácticas e lúdicas. Através da Aula do Burro, pretendemos exaltar a sua importância social, cultural, económica e ecológica, e compreender o interesse de proteger esta raça autóctone de forma a preservar um património genético, ecológico e cultural único no país.


* * *

Ervas, sementes e saberes da Terra Fria Transmontana
Formador: ALDEIA | Max. participantes: 20

"Ervas, sementes e saberes da Terra Fria Transmontana" é o título de um projecto desenvolvido sob a égide da ALDEIA e trata-se de um trabalho realizado no contexto da Etnobotânica e da Agrobiodiversidade, cujos objectivos primordiais foram, não só o inventário e a recolha de plantas e do saber-fazer associado ao seu uso na Terra Fria Transmontana, mas também a divulgação e a valorização do património local, configurado nos recursos, saberes e práticas, o reconhecimento do contributo das populações rurais para a sua transmissão e preservação e a confirmação da relevância deste conhecimento para a gestão e conservação dos recursos biológicos e da herança cultural desta região.

* * *

Oficina de Clown e Bufão
Formador: Bruno Lopes | Max. participantes: 25


Este workshop tem por objectivo evidenciar alguns dos elos comuns às diversas vozes da comédia, ao longo da história, com especial incidência sobre o bufão medieval e o clown contemporâneo. Esta abordagem será levada a cabo através da experimentação de técnicas e princípios similares entre eles, desvendando pontos em comum tanto ao nível da acção como da intenção. Desta forma, alia-se uma componente histórica a uma formação que é prática na sua essência, fundamentando a existência de princípios cómicos que são, regra geral, tomados por dados adquiridos. Através do conceito do “Jogo”, conceito contemporâneo de interpretação cómica, os participantes serão convidados a conhecer e explorar o universo do humor, no papel daquele que observa o mundo, se apercebe das suas falhas, e as recria novamente para que esse mesmo mundo se ria de si mesmo e se possa corrigir, eventualmente.


* * *

Oficina de dança dos Pauliteiros
Formador: Pauliteiros da Póvoa| Max. participantes: 16


A dança dos Pauliteiros de Miranda é um dos ex-libris da cultura da região. O som da gaita-de-fole mirandesa, da caixa e do bombo anima os pauliteiros a bailarem esta impressionante dança dos paus. Esta oficina pretende assim dar a conhecer aos participantes um dos símbolos da cultura mirandesa, mostrando que não é tão difícil como parece, e que qualquer um pode ser pauliteiro por um dia!

* * *


Oficina de danças tradicionais mirandesas
Formador: Suzana Ruano e alunos do ATL (Lérias - Associação Cultural) | Máx. participantes: 20


A música é um elemento cultural muito forte em Terras de Miranda e, como não poderia deixar de ser, a dança acompanha-a. Aprende a bailar modas como A Saia da Carolina, O Pingacho ou Senhor Galandum, quer sejas pé leve ou pé de chumbo!


* * *

Oficina de flauta pastoril
Formador: Pedro Almeida (Lérias Associação Cultural) e o Tiu Ângelo Arribas (tamborileiro da aldeia de Freixiosa) | Max. participantes: 20

Nesta oficina, faz-se uma introdução aos instrumentos Flauta Pastoril/Fraita e Tamboril, ao seu contexto geográfico e sócio-cultural e às suas principais aplicações. Os participantes aprenderão a manusear ambos os instrumentos, bem como escalas e alguns temas. Recomenda-se que quem tenha Flauta Pastoril a traga, visto que o número de instrumentos à disposição é limitado.


* * *

Tratamento e conservação de palhetas de gaita-de-foles
Formador: Henrique Fernandes | Max. participantes: 15


A gaita-de-fole é uma das imagens de marca de Terras de Miranda e um dos elementos culturais que desperta mais curiosidade a quem vem de fora. Venha aprender mais sobre este instrumento com o especialista em palhetas Henrique.

* * *


Oficina de língua mirandesa
Formador: António Bárbolo (Frauga) | Max. participantes: 15

“L mirandés” é a segunda língua oficial do nosso país e, no entanto, continua a ser uma surpresa para a maioria das pessoas que não é originária da Terra de Miranda. Nesta oficina, falar-se-á sobre a origem, evolução e características desta língua e serão dadas algumas bases de conversação para que os participantes fiquem a saber um "cachico" de mirandês!

* * *


Oficina de percussão tradicional
Formador: Tiago Araújo (Associação Gaita-de-Foles) e Xavier Rodrigues (Lérias Associação Cultural) | Max. participantes: 20


A Escola de Música Tradicional da Lérias junta-se à Associação Gaita-de-Foles para juntos proporcionarem uma oficina de percussão, um espaço de investigação e experimentação, usando os instrumentos tradicionais portugueses como ponto de partida. Por tudo isto, são os formadores perfeitos para esta pequena aula de percussão, dirigida a miúdos e graúdos. Quem tiver instrumentos de percussão é convidado a trazê-los!


* * *

Descobrindo os pombais tradicionais
Formador: Palombar | Max. Participantes: 15


Os pombais tradicionais são mais do que curiosos edifícios: são exemplos impressionantes da arquitectura vernácula do Nordeste e são uma peça central na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas agrícolas e selvagens da região. Durante uma sessão interactiva que não irá dispensar a visita a um pombal, a Palombar convida todos os interessados a conhecer as particularidades arquitectónicas destas construções, bem como os muitos elementos que compõem a sua ecologia.

* * *

Massajar com vagar
Formador: Madalena Martins e João Pedro Soares (ALBA- Associação Luso-Brasileira de Ayurveda)


Depois da caminhada matinal e de um belo repasto no lameiro, nada melhor que uma relaxante massagem à sombra dos freixos, durante a sesta burriqueira. Vem conhecer a ALBA- Associação Luso-Brasileira de Ayurveda, a ciência da vida. A Ayurveda é um dos mais antigos sistemas originário da Índia e que oferece conhecimento para ajudar a manter o vigor e a saúde enquanto permite ao ser humano usufruir de todo o seu potencial.