Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
Programa L Brano de San Martino

Sábado, 10 de Novembro de 2012 
Aldeia de Avelanoso, concelho de Vimioso

09h30 –
Encontro dos participantes no largo da aldeia de Avelanoso

10h00 – Percurso pedestre na companhia do
BURRO DE MIRANDA pelos soutos da aldeia de Avelanoso. Colheita da castanha para o Magusto.

13h00 – Piquenique 

15h30 –
MANUALIDADES E MERCADINHO DE OUTONO

LICORES
: Venha aprender a arte de confeccionar licores, conhecendo as diferentes fases do seu processo de fabrico e os ingredientes básicos que permitirão preparar deliciosos licores caseiros para degustar nos dias frios de inverno.

COMPOTAS
: Colher no Outono para desfrutar no Inverno – sem as compotas e geleias isso não seria possível! Ao preparar as suas próprias receitas, terá a certeza de estar a utilizar apenas os melhores ingredientes, excluindo aditivos e outros produtos menos aconselháveis. E um frasco cheio de doce delicioso é sempre um presente encantador. Poderá assim preparar saborosas compotas e geleias, apurando o sabor com especiarias, ervas aromáticas ou bebidas espirituosas. Será preciso lavar, provar, cheirar e preparar os frutos. Depois de bem partidinhos e de se juntar açúcar e só esperar que o cheirinho perfume toda a cozinha…

PÃO COZIDO A FORNO DE LENHA
: Conheça todos os segredos de um dos alimentos mais antigos e tradicionais existentes no mundo: o pão! Aprenda, sob o comando da D. Maria, os segredos para fazer o seu próprio pão caseiro. O objetivo é dar a conhecer melhor as características do pão, bem como todos os seus processos de fabrico, desde o amassar à cozedura, passando pelos vários tipos de pão existentes. 

COGUMELOS:
Através das surpreendentes características, como o aroma, o sabor, a cor, as reacções ao corte e a múltiplas formas dos cogumelos, iremos aventurarmo-nos a descobrir estes fascinantes seres vivos.

CERA DE ABELHA:
Até ao início do séc. XX, a cera de abelha foi uma das matérias-primas usadas na produção de velas para iluminação. Com a vulgarização dos derivados do petróleo, o uso de velas de cera de abelha foi relegado para utilizações mais tradicionais, fazendo delas únicas e insubstituíveis. Puramente naturais e ecológicas, perfeitas para queimar sem libertar substâncias nocivas, deixam um aroma perfumado no ar. Aprenda a fazer velas a partir de lâminas de cera de abelha alveolada e ofereça um bonito presente feito à mão.

SABONETES:
Os nossos avós e antepassados mais próximos não viviam numa sociedade tão abundante quanto a nossa e por isso não dispunham dos produtos de higiene pessoal que hoje temos e optavam por fabricar os seus próprios sabonetes. O fabrico de sabonetes artesanais será assim recriado no L Brano de San Martino, dando a oportunidade a um conjunto de visitantes aprenderem o seu modo de produção, utilizando produtos como o azeite e as plantas aromáticas, e os benefícios deste fabrico em relação aos sabonetes industriais. 

LÃ:
Com o tempo frio são imprescindíveis e por isso o objectivo é aprendermos a tricotar um cachecol em lã de ovelha. O tricô é baseado em dois pontos básicos, e depois de aprendê-los, pode aprender diversos padrões de pontos para usar. O projecto mais fácil para começar é tricotar um cachecol simples, para permitir que aprenda o básico sem nenhuma frustração.

19h00 – JANTAR (ementa com cogumelos)

22h00 – MAGUSTO MUSICAL com os “JOÃO GENTIL” (
http://www.myspace.com/jgentil/) no âmbito do programa do“OuTonalidades - circuito português de música ao vivo” www.dorfeu.pt/outonalidades um projecto da Associação Cultural d`Orfeu em parceria com a AEPGA.

 “O acordeão nas mãos de João Gentil é um bilhete de avião com destino às músicas de todo o mundo: a Musette, a Polka, o Tango, a Bossa Nova e ainda o Jazz! Astor Piazzolla, Richard Galliano e Tom Jobim são cicerones do virtuosismo de João Gentil”

..................................................................................................................................................


Domingo, 11 de Novembro de 2012 
Aldeia de Paradela, concelho de Miranda do Douro 

09h30 – Encontro dos participantes no largo da aldeia de Paradela 

10h00 – Percurso pedestre na companhia do BURRO DE MIRANDA até à capela de San Martinico 

13h00 – Piquenique com as pessoas da aldeia de Paradela seguido do tradicional MAGUSTO na capela de San Martinico

16h00 – Regresso a casa dos participantes.


Nota: Por motivos imprevistos este programa poderá estar sujeito a alterações.