Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja

Exposição permanente do PINTA

Na exposição permanente do PINTA é possível seguir um percurso expositivo ao longo do qual os visitantes ficarão a conhecer o território da Rede Natura 2000 nas suas diversas vertentes. A estrutura interpretativa está dividida em diversos painéis: “As fragas”, “As encostas do rio Sabor”, “Os lameiros”, “O bosque”, “Os rios”, “Os cultivos” e “As aldeias e as suas gentes”.

*****************

“Os Burros Mortos Não Temem Hienas” (Dead Donkeys Fear No Hyenas) de Joakim Demmer. Local: Alemanha; Ano: 2017; Duração: 80’

Por todo o mundo, existe uma corrida comercial às terras agrícolas, o novo ouro verde. Um dos lugares mais rentáveis para a agricultura é a Etiópia. Com o intuito de obter receitas das exportações, o Governo etíope cede milhões de hectares de terras alegadamente desocupadas a investidores estrangeiros. Mas o sonho da prosperidade tem um lado negro: os maiores despejos forçados da história moderna, a destruição do sustento de pequenos agricultores, repressão e uma cruel espiral de violência. A contribuir para este desastre estão a União Europeia, o Banco Mundial e o Governo britânico, que fornecem milhares de milhões de dólares para desenvolver a Etiópia.“Burros Mortos Não Temem Hienas” investiga estes investimentos estrangeiros e expõe o seu impacto nas vidas das pessoas. Em busca da verdade, ouvimos investidores, burocratas, jornalistas perseguidos, ambientalistas em dificuldades e pequenos agricultores privados das suas terras.

Trailer: https://vimeo.com/205362161


***********************************

Projecto sem tecto

É um projecto musical com uma sonoridade nómada.

Uma viagem musical que, dos acampamentos do leste, navega aos guetos da Columbia, onde o sabor latino da Cumbia e do Huaino tradicional do Peru, fazem deste projecto uma mistura de interpretações das culturas vivas do mundo.

Uma interpretação acústica de temas tradicionais do mundo acompanham a inspiração da viagem além fonteiras.


******************

TOMATAS ME, espectáculo teatro-clown com Eva Ribeiro. Duração: 30 minutos

Neste espectáculo o espectador é convidado a participar num louco ritual com tomates, música, boas gargalhadas…e uma louca palhaça!
Será que ele aceitará o desafio?…

De um playback de Freddy Mercury a uma palhaça que acredita que o tomate a salvará do fracasso, este espectáculo que toca os limites do absurdo não deve ser experimentado em casa, nem com tomates vulgares!!!

Saiba mais em: https://evaribeiro.pt/


*******************

Oficina: “Comida vegetariana com flora comestível do Planalto Mirandês” 
Formadora: Joana Vitória Martins* Max. participantes: 12

Todas as estações a Natureza brinda-nos com flora silvestre comestível, que normalmente vemos como ervas daninhas. Toda a planta tem a sua função. A alimentação à base de plantas, hoje classificada como vegetariana, já é praticada desde muito cedo. Porém, essa sabedoria popular foi-se perdendo. A proposta desta oficina é de oferecer pequenas e simples receitas para re-aprender a utilizar alguma dessa flora silvestre e trazê-la aos nossos pratos, desmistificando o conceito de alimentação vegetariana. Serão receitas simples à base de snacks, lanches e bebidas.


*Joana Vitória Martins interessa-se pela alimentação vegetariana e vegana em 2011. Integra experiências e formações em várias linhas desde a macrobiótica, alimentação sem gluten, ayurvédica, crudivorismo,medicina de Hipócrates, as doutrinas de Paracelso, herbalismo e sabedoria popular. Dedica-se principalmente à relação da comida com o corpo e as emoções. Desde 2014 partilha o seu conhecimento através de aconselhamento nutricional e aulas de cozinha.

******************

“Oficina de produção caseira de Adubos Orgânicos Fermentados e Biofertilizantes para regeneração do solo” por MicroVida - Soluções Ecológicas pela Regeneração do Ecossistema
Formador: João Guimarães (MICROVIDA, Soluções Ecológicas pela Regeneração do Ecossistema) Max. participantes: 12

A acção das bactérias e dos fungos decompositores é importante para a fertilização dos solos, pois sua actividade devolve ao ambiente substâncias necessárias para a produção das proteínas dos vegetais. Por isso o adubo orgânico é um elemento útil para o desenvolvimento sadio das plantas. O objectivo desta oficina é transmitir informação prática de como, em casa, se pode contribuir para a regeneração e fertilização do seu solo sem ter que comprar adubos químicos e recorrendo apenas a matérias disponíveis.


- O adubo orgânico fermentado faz-se a partir de ingredientes fáceis de adquirir e está pronto em 15 dias;
- O biofertilizante é um adubo orgânico líquido feito com materiais fáceis de serem encontrados e fermentam 30 dias;
- Será partilhado o conhecimento de como captar os microrganismos benéficos nativos do solo;
- Como transformar os resíduos da cozinha e do jardim em adubo caseiro através do processo da compostagem. Saiba como montar um compostor e quais resíduos que podem ser usados.
- Demonstração da compostagem dos resíduos da cozinha para fazer um bom fertilizante.

**********************

MELODONNA, espectáculo teatro-clown com Eva Ribeiro e encenação de Tom Roos. Duração: 35 minutos

Especialista em concertos melodramáticos Dona Melódica Melancolia traz-nos uma opereta clownesca inspirada nas canções tradicionais infantis.
Com um grande coração e uma veia trágica a protagonista vai discorrendo risos e gargalhadas ao interpretar de forma surpreendente temas clássicos como "o balão do João" ou "atirei o pau ao gato".

De rituais e gestos muito peculiares rodeia-se este concerto clownesco em que da pauta ao poema vamos entrando no universo desta palhaça que de trejeitos bem especiais não deixa o público suster nem uma lágrima! De riso pois claro! "De rir e chorar por mais!"

Saiba mais em: https://evaribeiro.pt/

*********************

daguida

Os Daguida apresentam-se ao grande público, ao fim de 18 anos de percurso. Nasceram a 19 de Janeiro de 2000 num telhado de Santa Maria de Lamas. A 26 de Março de 2018 lançam a sua primeira publicação oficial nas redes digitais, a música e o vídeo “Passageiro”. Com a música “Passageiro”, os Daguida alertam para o valor daquilo que não tem preço. Usam a língua portuguesa, cantam com expressões locais, misturam instrumentos tradicionais com modernos. 

O seu núcleo é composto por Yuran, João Pedro e António Serginho mas a família que gravita à sua volta é grande.

A sátira, a ironia e a alegria transmitida nas actuações representam a vontade de quebrar barreiras e preconceitos. Entre a beleza e o degredo abordam sem medo o quanto nos pesa este enredo. Do troiano ao grego, do velho ao novo, tudo é sempre novo. 

Além do tema “Passageiro”, os Daguida vão apresentar muitos dos temas que vão registar no seu primeiro álbum.

Saiba mais em: https://www.daguida.pt/


**********************

Feira de Troca de Sementes 

O objectivo deste evento é proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que activamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas.

Traga as suas sementes, plantas, ervas aromáticas, árvores e estacas para trocar. Ficam excluídas as sementes e plantas comerciais híbridas e transgénicas.

***********************

Jogos do Hélder

Os Jogos do Hélder são máquinas diabólicas que fugiram do interior dos computadores e televisões e invadiram as ruas, escolas, lares e outros espaços. Feitos de materiais tão simples como madeira ou corda, os Jogos do Hélder usam apenas a energia mais acessível do mundo: a humana. Os jogos, muitos de inspiração medieval, são construídos pelo próprio Hélder, e famosos por terem a notável capacidade de divertir pessoas de todas as idades.

Saiba mais em: http://www.jogosdohelder.pt/

*************************

PIMPINELLA, espectáculo teatro-clown com Eva Ribeiro. Duração: 60 Minutos

Pimpinella é uma florista itinerante. Apaixonada por cantigas e flores, ela encontra o público na rua, a bordo do seu carrinho um jardim musical!
Apelando ao mundo sensorial, Pimpinella utiliza diferentes objetos que hora perfumam o ar, ora trazem doçura a quem por ela passa.
Para completar a sinestesia ela evoca canções populares que remetem ao universo das plantas e flores, acompanhada pelo seu acordeão ou pelas suas sinetas musicais.

Especialista na arte do improviso, Eva Ribeiro, joga durante todo o espetáculo com os elementos que vai encontrando pelo seu caminho, conquistando o seu público por onde passa.

Criação e interpretação: Eva Ribeiro
Cenografia: Gabriel Matos

Saiba mais em: https://evaribeiro.pt/

**************************

SCACCIAPENSIERI DUO, espectáculo de música e dança

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=MAX2UHK1pzw