Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
VOLUNTARIA-TE pelo bem-estar animal

Nos últimos 17 anos, garantir o bem-estar animal, principalmente de burros e mulas, foi e é uma das grandes missões da AEPGA. Numa zona rural em que o isolamento e a desertificação se fazem sentir, agir no terreno e transmitir a mensagem são duas vias cruciais para atingir este objetivo, através do acompanhamento e resgate de animais negligenciados e da educação de criadores e sociedade em geral. Esta é uma missão que merece ser partilhada, e porque mais mãos unidas vão mais longe, lançamos o desafio de te juntares a nós e fazeres parte desta experiência.

 

No Centro de Acolhimento do Burro, lado a lado com os técnicos da AEPGA, será cuidando dos burros residentes que os voluntários irão aprender sobre o comportamento, maneio e cuidados essenciais, em particular com os animais mais idosos. Escovagem, limpeza de cascos e alimentação serão algumas das atividades em que os participantes estarão envolvidos, bem como nas atividades de manutenção e melhoramento dos diferentes espaços do centro.

 

Aplicando estas aprendizagens, os voluntários acompanharão a equipa de veterinária nas visitas aos criadores de burros das aldeias do planalto mirandês, com o objetivo de avaliar a saúde dos animais e partilhar informação sobre bem-estar. Um principal enfoque será dado à saúde oral. Por estar “longe da vista”, nem sempre é dada a devida atenção ao interior da boca, que muitas vezes esconde processos dolorosos causadores de sofrimento e diminuição da qualidade de vida. Os participantes ajudarão a sensibilizar os criadores transmitindo a mensagem de uma necessidade fundamental de um acompanhamento profilático e regular da saúde oral dos seus animais.

 

As atividades durarão uma semana, na qual terás oportunidade de experienciar a vida no campo, o contacto próximo com a natureza, conhecer as pessoas e a cultura mirandesa, e claro, disfrutar da companhia dos nossos amigos de orelhas compridas, que agradecem a tua dedicação!

 

Este evento vai repetir-se em três datas: de 29 de Outubro a 4 de Novembro 2018; de 26 a 30 de Novembro de 2018; de 3 a 7 de Dezembro de 2018. Cada período estará aberto à participação máxima de 5 voluntários. A inscrição nesta atividade é gratuita mas obrigatória. Aquando da inscrição deve ser enviado um pequeno cv resumido, para que melhor se possam organizar os grupos de trabalho de acordo com as habilidades de cada voluntário. Na mala deves trazer roupa quente e calçado confortável de trabalho, juntamente com a tua vontade e boa disposição. Do resto tratamos nós!