Home  |  Inscrição Sócios  |  Apadrinhamentos  |  Inscrição Newsletter  |  Loja
Workshop de Castração de Asininos

A crescente diversidade de utilizações dadas aos burros – que vão da terapia ao ensino, passando pelo lazer e, tão simplesmente, pela companhia - obriga a que o temperamento destes animais seja o mais dócil possível, para que possam desempenhar as tarefas que lhes estão destinadas, o que nem sempre é fácil, particularmente em machos reprodutores, cuja natureza muitas vezes dificulta o maneio e põe em causa não só os objectivos propostos mas também a segurança do próprio animal, de outros da mesma espécie e dos seres humanos em redor.

Além disso, os burros castrados podem ser soltos no pasto juntamente com outros animais, sem que haja grandes problemas de agressão, proporcionando-lhes a oportunidade de socializarem e realizar exercício físico, ao ar livre. Acresce ainda a vantagem de se eliminarem todos os problemas associados à patologia testicular, como traumatismos, tumores ou torções do cordão espermático.


Assim, e não desconsiderando a função de reprodução indispensável para a preservação da espécie e para o desenvolvimento da raça asinina de Miranda, a castração assume-se como um procedimento essencial, não só para garantir o bem-estar dos animais, mas também para melhorar a conservação e gestão da raça.


Este workshop realiza-se nos dias 7 e 8 de Março, no Centro de Valorização do Burro de Miranda, situado na aldeia de Atenor e direcciona-se a todos os estudantes de medicina veterinária e médicos veterinários que pretendam experimentar e familiarizar-se com a castração de asininos em condições de campo. E ainda a todos os estudantes de enfermagem veterinária e enfermeiros veterinários que ambicionem familiarizar-se com anestesia em condições de campo e com o apoio a esta técnica cirúrgica. Todos os participantes terão a oportunidade de pôr esses mesmos conhecimentos em prática.