www.aepga.pt » Notícias
28 de Janeiro de 2012
17-03-2009
Curso de Educação e Maneio de Asininos organizado pela AEPGA e Parque Biológico de Gaia

Diferentes especialistas reúnem-se para falar sobre o burro no Curso de Educação e Maneio de Asininos para Prácticas de Asinoterapia e Asinomediação organizado pela AEPGA e o Parque Biológico de Gaia

Com mais de trinta inscritos e posições sobre diversos aspectos que afectam o comportamento dos burros, o Curso de Educação e Maneio de Asininos para Prácticas de Asinoterapia e Asinomediação e outras Actividades Lúdicas, organizado por a AEPGA e o Parque Biológico de Gaia foi um interessante intercâmbio entre pessoas iniciadas ou não em diversos aspectos que rodeiam a criança e o uso do burro.

Miguel Nóvoa, da AEPGA, iniciou o painel com uma introdução ao Burro de Miranda, quer do ponto de vista morfológico e social como do uso laboral que teve durante a história e o uso mais lúdico que tem na actualidade.

Miguel Quaresma, veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, descreveu quais os cuidados básicos que devem receber os burros ao nível da alimentação e manutenção de dentes e cascos. Continuou a sua palestra explicando as doenças mais comuns e as características reprodutivas, reafirmando continuamente o cuidado que devem receber as fêmeas prenhas, o parto e os tratamentos relativos aos recém-nascidos.

No dia seguinte, Jesus Pérez de Azsal (Asóciación de Criadores de Raza Asnal Zamorna-Leonesa) falou das diferentes raças que se encontram na Península Ibérica e da comunicação não-verbal, que permite compreender melhor o seu comportamento, assim como do trabalho da sua associação, fundada em 1995.


Cinzia Dutto, da Amici de Impronta, dissertou sobre a sua experiencia no uso de animais como terapia para seniores e pessoas incapacitadas, mais concretamente, das características que fazem do burro um animal perfeito pelo seu carácter calmo e da relação de proximidade que estabelece com as pessoas.

Terminou a palestra Joana Braga, da AEPGA, enumerando os aspectos práticos que se devem cumprir nos passeios com burros, baseados na experiência da AEPGA, tanto a nível do animal como das pessoas que neles participam. Por último, projectou-se um vídeo documental “11 Burros Caem de Estômago Vazio”, de Tiago Pereira, sobre histórias e canções relacionadas com o Burro de Miranda contadas pelos seus proprietários.


Os responsáveis do Parque Biológico de Gaia disponibilizaram a todos os participantes do curso, uma visita guiada pelas instalações e espaços onde se encontram diferentes espécies, mas dedicada sobretudo às aves, visto que se realizou um importante trabalho de recuperação de todas aquelas que foram introduzidas ilegalmente no país. 
 

 

©2005 Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
webmaster@aepga.pt

Recomenda-se Microsoft® Internet Explorer 6.0+ 
Resolução de 800x600 ou superior