www.aepga.pt ยป Passeios de Burro
28 de Janeiro de 2012

PASSEIOS EM BURRO PELAS TERRAS DE MIRANDA


A A.E.P.G.A. propõe-lhe a realização de passeios em burro à descoberta da natureza e aldeias tradicionais do Planalto Mirandês, Parque Natural do Douro Internacional e Vale do Rio Sabor, com partida desde os Centros da AEPGA - “O Palheirico” em Atenor ou do Centro de Actividades Asinoterapêuticas em Pena Branca.

Mais do que um meio de transporte, ideal para transportar sacos e mochilas, o burro será o seu companheiro de viagem, numa variedade de ofertas em descoberta das terras de Trás-os-Montes.
Rapidamente se aperceberá que uma relação amigável será estabelecida entre si e o seu novo companheiro de viagem… isto para nem sequer falar das crianças: que ficam rendidas a partir do primeiro contacto.

O seu burro poderá livrá-lo de transportar alguns bons quilos nas suas costas, entre 30 a 40 quilos. Ele caminha espaçadamente, a uma velocidade de 3-4 km por hora, podendo fazer cerca de 15 km por dia. É o ritmo ideal para as crianças e para si também.

Poderá escolher entre duas diferentes modalidades de passeios, conforme a disponibilidade que tenha para passear por estas terras – Passeios de Longa Duração e Passeios de Curta Duração.


Passeios de Longa Duração LD

Os passeios de longa duração LD (2 a 5 dias) destinam-se a grupos de participantes de 6 a 15 pessoas e incluem o acompanhamento por um guia, o aluguer dos burros (1 burro para 2-3 pessoas), alimentação e dormida (opcional), e regresso ao ponto de partida em burro ou carrinha.

Os passeios de longa duração LD existem em 3 diferentes modalidades:
- Burriqueiro Familiar - inclui dormidas em Turismo Rural ou em Hotel/Residencial no meio rural, e alimentação durante os dias do passeio.
- Burriqueiro Campista – inclui dormidas em acampamento nómada (o material de campismo será da responsabilidade do participante), e refeições durante os dias do passeio.
- Burriqueiro Aventura – inclui dormidas em acampamento nómada, o material de campismo e os mantimentos para as refeições serão da responsabilidade do participante.

Nas rotas não circulares será assegurado o transporte dos participantes ao local de partida.



Passeios de Curta Duração CD

Os passeios de curta duração CD (1 a 8 horas) realizam-se em volta de Atenor ou Pena Branca, para grupos sem número mínimo de participantes, e incluem o acompanhamento por um guia e o aluguer dos burros (1 burro para 1-3 pessoas). Poderá ainda ser incluída uma merenda para o meio do dia.

A maioria das rotas propostas foi estabelecida para participantes com pouca experiência de marcha. O ritmo será moderado e adaptado ao nível do grupo, sendo o esforço dividido ao longo do dia com pausas para repouso e para usufruir da paisagem. Pretende-se que tenha tempo para contactar com as populações e para observar a fauna e flora presente nas zonas por onde se vai passando.
O peso da sua bagagem será transportado pelos burros que acompanharão o passeio.


DIFICULDADE
Fácil: Acessível a todos. Esforço diário até 4 horas com várias pausas para descanso.
Médio: Acessível à maioria das pessoas sendo essencial gozar de boa saúde e gostar de boas caminhadas. Esforço diário de 4 a 6 horas com pausas para descanso. É acessível a pessoas com hábitos sedentários, mas que gostem de actividade.
Difícil: Pessoas praticando actividade física com regularidade, ou habituados a grandes caminhadas com desníveis acentuados. Esforço diário de 5 a 6 horas, havendo a possibilidade de existir alguma etapa mais longa. Acessível a pessoas vigorosas, com espírito de aventura e com grande motivação para o percurso.

NOTA: Os níveis de dificuldade são estabelecidos em função da média de horas de esforço diário, do número de dias consecutivos de maior esforço diário e dos declives a ultrapassar.


O GRUPO
Os grupos são normalmente pequenos (máximo 16 participantes) pois só assim se consegue estabelecer o verdadeiro espírito de grupo.
A maioria dos participantes não se conhecem à partida, mas rapidamente se criam laços de amizade e companheirismo incentivados pelos gostos comuns pela aventura, desportos de ar livre, contacto com a natureza e paixão pelos burros.


MOTIVAÇÕES
O entusiasmo com que assumirá o desafio colocado pela rota escolhida é preponderante para a sua participação. Estes passeios pelo meio natural do Nordeste Transmontano desenrolam-se por atigos caminhos, não asfaltados, e o nosso objectivo é mostrar-lhe locais por onde nunca passou, utilizados outrora por pastores, pescadores, moleiros, e agricultores.
Deverá estar consciente de que o conforto é muitas vezes reduzido ao mínimo indispensável.
A alimentação também será diferente. Os pratos são normalmente típicos da zona onde nos encontramos e preparadas com simplicidade devido às condições existentes. A refeição do meio do dia é leve, tipo merenda, procurando evitar uma digestão pesada e incómoda que nos dificultaria o prosseguir do passeio.


EQUIPAMENTO
As peças de equipamento mais importantes são umas botas, para lhe darem uma maior protecção dos tornozelos e uma boa aderência, sobretudo nos terrenos mais inclinados. O restante equipamento aconselhável passa por mochila, cantil, casaco impermeável e agasalhos dependendo da época do ano.
No caso das rotas de longa duração LD, os burriqueiros campistas e burriqueiros aventura deverão levar o equipamento necessário para poderem acampar nas melhores condições. Será aconselhável levar um bom saco cama, para enfrentar o frio da noite em tenda ou abrigo, tenda e uma lanterna, além do equipamento acima descrito.


SEGURANÇA
Todos os itinerários foram reconhecidos anteriormente e seguem caminhos que as populações locais utilizam ou utilizavam para se deslocar. Em nenhum caso implicam escalada, alpinismo ou qualquer situação de risco que implique uma preparação técnica específica. Os guias que acompanham os passeios estarão sempre atentos a qualquer dificuldade que eventualmente possa surgir.
Em todo o caso, deverá ter em mente que estas rotas não estão isentas de risco.


SEGURO
O seguro é de carácter facultativo. Se desejar subscrever o seguro proposto pela associação deverá assinalar na Ficha de Inscrição e juntar o seu valor ao custo total do programa pretendido. Se usufruir já de um seguro de acidentes para este tipo de actividades (lazer), deverá assinalar essa opção na Ficha de Inscrição. Caso não deseje qualquer seguro, deverá fazer o download do Termo de Responsabilidade, imprimir, assinar e enviar juntamente com a Ficha de Inscrição.


PREÇOS
Os preços são os indicados em cada programa de rota.
No caso dos passeios de Longa Duração incluem dormida em quarto duplo e alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar) durante o passeio, aluguer dos burros e guia, conforme versão escolhida (Familiar, Campista ou Aventura). Transporte dos participantes ao ponto de partida após finalização da rota, no caso dos passeios não circulares.
Para os passeios de Curta Duração de um dia será fornecida uma merenda a meio do dia.

Não incluem:
Equipamento pessoal, extras dos jantares (bebidas), seguro, jantar do dia da chegada dos participantes (noite anterior à partida), jantar do último dia do percurso (após finalização da rota), transporte até ao local de início do passeio.


TRANSPORTE
Haverá sempre uma tentativa de combinar o transporte dos participantes nas seguintes situações:
a) Se tem transporte próprio, gostaria de ter companhia durante a viagem e com quem partilhar as despesas, marque na sua Ficha de Inscrição “Tenho (número) lugares disponíveis no meu carro”;
b) Se necessita de transporte, marque na sua Ficha de Inscrição “Necessito de transporte”.


INSCRIÇÃO
Solicitamos que procure planear a sua participação com a maior antecedência possível, facilitando-nos a organização do passeio.
Inscrição provisória – Logo que pense em participar numa determinada rota envie-nos a sua reserva provisória por telefone, fax ou email, sem compromisso da sua parte. Após um período de 15 dias depois da reserva efectuada o seu pedido prescreve ou terá de realizar a inscrição definitiva (não se aplica a menos de 15 dias da partida para um passeio).
Inscrição definitiva – Quanto mais cedo realizar a sua inscrição, mais lhe será garantido o seu lugar. Nos passeios de Longa Duração a sua inscrição será aceite após recepção da Ficha de Inscrição preenchida e acompanhada de um pagamento no valor de 30% do preço do passeio. Receberá a seguir um comprovativo do pagamento e um conjunto de informações necessárias à preparação da sua rota, entre as quais se inclui a lista de equipamento.
Pagamento final – Nos passeios de Longa Duração o saldo do valor do passeio deverá chegar-nos até 10 dias antes da data da partida. Nos passeios de curta duração poderá ser pago no acto.

Nos passeios de curta duração solicitamos o envio da inscrição com, pelo menos, 3 dias de antecedência. Em situações de última hora, poderá fazer a inscrição por telefone (960173863, 914093724).

Download da ficha de inscrição

Inscrição de última hora
Caso se tenha lembrado de fazer a inscrição à última hora deverá contactar-nos, e nós tentaremos organizar o passeio pretendido. No entanto, poderemos não conseguir garantir a sua realização. Tudo dependerá da disponibilidade dos guias e de alojamento.

Antes de proceder à sua inscrição leia as “Condições Gerais de Participação”.
Se optar por um percurso de Longa Duração leia ainda as “Condições Particulares de Participação para Programas de Longa Duração”.

ESCOLHA O SEU PASSEIO EM BURRO:
- À conquista do Castelo de Algoso (Atenor-Valcerto) (2 dias)
- Por caminhos medievais (Atenor-Algoso-Atenor) (3 dias)
- À descoberta do último rio selvagem (Vale do Sabor) (2 dias)
- Arribas de Sendim e Capela dos Santos (Sendim - Parque Natural do Douro Internacional) (7 horas)
- Por Vales e Ribeiras de Atenor a Vale de Algoso (Atenor – Vale de Algoso) (7 horas)
- Pelo caminho da Laganhosa (Atenor) (3 horas)
- Pelo Carrascal e Vale Palheiros (Atenor) (1 hora)

Em breve também disponíveis:
- Por aldeias de Miranda e Mogadouro (Atenor) (CD)
- Pelo Planalto de Miranda (Atenor – Pena Branca, antiga via romana) (LD)
- Voando com as águias e abutres (Atenor – Pena Branca, Parque Natural do Douro Internacional) (LD)
- Cestos, teares e navalhas (Atenor – Águas Vivas – Palaçoulo) (LD)


 

©2005 Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
webmaster@aepga.pt

Recomenda-se Microsoft® Internet Explorer 6.0+ 
Resolução de 800x600 ou superior