www.aepga.pt ยป Projecto Equisave
28 de Janeiro de 2012
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL QUE REPRESENTAN AS RAÇAS EQUINAS AUTÓCTONES PARA A PROMOÇÃO DOS TERRITÓRIOS DO ESPAÇO ATLÂNTICO

Existe nos territórios da Espanha, do Portugal, da França, do Reino Unido e da Irlanda, um pequeno número de raças equinas locais. O valor deste património genético continua a ser contudo ignorado pela maior parte dos países em causa.
Fortemente ligada à história dos homens e dos meios, a história dos eqüídeos faz parte da cultura regional e esquecê-lo equivaleria a uma perda de memória e de cultura para o património da humanidade.

O Espaço Atlântico é caracterizado por uma grande diversidade ambiental - zonas húmidas, zonas montanhosas, zonas costeiras - a qual as raças equinas locais adaptaram-se perfeitamente bem tanto morfologicamente como através das aptidões que desenvolveram. Doravante são incluídas nos desafios de conserva ou de restauração da biodiversidade e respondem completamente à emergência de novas correntes de pedido turístico; são dotadas de novas funções culturais e simbólicas.

Numerosas associações de raças equinas com fraco efectivo são ligadas a reflexões comunas : como continuar a servir-se destas raças como instrumento de gestão do meio natural, como conseguir assegurar a promoção sem pôr em perigo o berço de raça, como valorizar estas raças por uma utilização em relação com o desenvolvimento territorial?

Após estas constatações, resultou que um programa de parceria podia ser desenvolvido. A instauração e a coordenação das acções estão assumidas pela Filière Equine Poitou-Charentes, apoiada pelos Haras Nationaux, chefe de fila do projecto.

Por meio de uma rede, de intercâmbios de experiências e de uma coordenação em redor de projectos comuns, os parceiros poderão assim aproveitar de uma dinâmica de grupo. O orçamento total do projecto ascende aos 2,2 milhões de euros dos quais 1 milhão de fundos FEDER. O conjunto dos trabalhos previstos no programa de acções foi definido pelos parceiros:

* colocação em rede organizadas e animadas, redacção de um guia metodológico, criação de uma estrutura que reúne as associações de raças locais do Espaço Atlântico...
* promoção das raças e do seu território pela concepção de documentos, pela definição de temáticas, pela realização de eventos e exposições (feiras, encontros...), pela constituição de uma rede dos centros de promoção e utilização, pela concepção de um sítio Internet e pela publicação de uma carta de informação...
* criação e aptidão através de intercâmbios de experiências sobre assuntos como a genética, a reprodução mas também por meio da utilização. Estes temas se abordarão durante os seminários, via cartas de informação e no âmbito de grupos de trabalho livremente constituídos pelos parceiros
* territórios e turismo pelo desenvolvimento das relações e das parcerias raça-estruturas territoriais, assim como a criação de produtos turísticos que vinculam as raças e de outros produtos que pertencem ou não ao mundo equestre. O objectivo consiste também em associar o turismo e as actividades económicas ligadas à criação das raças locais como meio de diversificação (turismo local, turismo equestre...).

Umas acções específicas estão realizadas por cada um dos parceiros em função das suas necessidades e assim enriquecendo os intercâmbios de experiências.
 

©2005 Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
webmaster@aepga.pt

Recomenda-se Microsoft® Internet Explorer 6.0+ 
Resolução de 800x600 ou superior