AEPGA

 

A AEPGA em números

O trabalho da equipa de veterinária e ferrador da AEPGA traduzido em números demonstra um grande empenho de todos. No âmbito da Campanha de Sanidade e Bem-estar, esta equipa percorre vários municípios para avaliar as condições de vida e saúde de inúmeros animais.

No ano de 2022, o número de animais cujo bem-estar e saúde foram avaliados aumentou para quase o dobro. Aumentaram também os números de assistência em urgência, de tratamentos dentários, aparo e tratamento de cascos, e de resgates.

Da equipa técnica fazem parte Belén Leiva e Zélia Cruz, veterinárias na AEPGA desde 2016 e 2020, respetivamente.

Belén nota uma evolução muito positiva ao longo dos anos como resultado deste trabalho. "Estas campanhas permitem-nos chegar a um maior número de animais. Muitas vezes os criadores só nos chamam quando já há um problema, e não tanto para o prevenir. Nestas visitas a prevenção é o ponto chave, e ao avaliarmos mais animais é nesse sentido que trabalhamos e que sensibilizamos os criadores.", partilha. "É animador ver como uma visita pode fazer a diferença. Quando revisitamos os criadores, deixa-nos felizes ver melhorias nos animais e no seu maneio, e que os nossos conselhos foram ouvidos. No mundo dos equídeos, existe muita informação disponível sobre cavalos, mas não tanto sobre burros. Por vezes, a que existe sobre burros não é muito acessível para quem não fala inglês, por exemplo, e é mais específica para burros noutros contextos geográficos, que diferem um pouco do contexto português. Entusiasma-me ver pessoas interessadas em fazer o melhor pelo animal e que somente necessitavam de alguma informação. As nossas dicas, por exemplo sobre alimentação ou comportamento, podem fazer a diferença, e prevenir muitos problemas.", explica a Belén.

Zélia salienta a importância de ser possível deste modo fazer o acompanhamento anual dos animais, dentro e fora do planalto mirandês, e avaliar a evolução do seu bem-estar. "O que mais me entusiasma neste trabalho é o contacto próximo com pessoas e animais, que nos dá a oportunidade de sensibilizar cada criador de uma forma personalizada. Gosto de perceber como as formas de maneio e os problemas de bem-estar variam nas diferentes zonas do país, e de colaborar com os criadores para encontrarmos soluções para os problemas em conjunto.", acrescenta.

Um enorme agradecimento a ambas e a toda a restante equipa pela dedicação que demonstra diariamente e que permite que melhoremos a vida de mais burros todos os anos!