AEPGA

 

A nossa passagem na AEPGA", o testemunho de três estudantes de medicina veterinária

A AEPGA tem sido um lugar de experiência e aprendizagem para vários estudantes de medicina veterinária. Em colaboração com a Faculdade de Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), recebemos vários estagiários que connosco realizam atividades complementares de curta duração, que fazem parte da componente prática do seu currículo académico. Este é o testemunho de três estudantes do 3º ano de Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Inês Lourenço, Marta Pires e Matilde Carvalho, que realizaram o seu estágio em dezembro de 2023.

"Estagiar na AEPGA foi uma escolha nossa no sentido em que quisemos conhecer uma área específica da medicina veterinária, sendo ela o setor de espécies pecuárias, mais propriamente o setor asinino. Ficamos a conhecer a associação através das redes sociais, de colegas que já tinham realizado voluntariado anteriormente e no decorrer de palestras realizadas na UTAD.

O ambiente de trabalho comunitário foi uma agradável surpresa para nós e conseguimos perceber outra faceta dos cuidados médico-veterinários. O trabalho de campo foi uma experiência enriquecedora que nos permitiu observar e interagir de forma diferente daquela que tínhamos vivenciado em estágios anteriores.

No decorrer do estágio foi gratificante depararmo-nos com várias atividades como a limpeza dos animais, a desinfeção de feridas cirúrgicas, a vacinação e a manutenção das instalações, entre outras. O próprio contacto com os burros foi uma tarefa desafiadora em que aprendemos a conhecer as diversas raças, comportamentos, personalidades e hábitos de cada animal. O meio envolvente foi uma mais-valia para nos sentirmos ligadas à natureza, trazendo uma sensação de segurança e tranquilidade, facilitando a integração e adaptação nesta nova área clínica.

Este estágio contribuiu sem dúvida para a nossa formação pessoal e profissional, permitindo desenvolver os nossos conhecimentos teóricos e práticos numa perspetiva de conhecer o que poderá ser, um dia, o nosso futuro, e contribuindo para o nosso bem-estar físico e emocional."