AEPGA

 

Biodiversidade no CVBM

O Burro de Miranda tem o seu solar numa região privilegiada, que ainda mantém habitats naturais bem conservados, onde vive um vasto número de espécies selvagens, algumas com estatuto de conservação elevado. Herdeiros de um conhecimento ancestral que soube compatibilizar necessidades humanas, práticas agrícolas e biodiversidade, esforçamo-nos para que os nossos centros sejam um espelho dos nossos valores, assentes no respeito quer pelo bem-estar animal, quer pela vida silvestre que nos rodeia e suporta . Queremos que os espaços geridos pela AEPGA sejam não só a casa de muitos burrinhos, mas que também possam proporcionar refúgio para muitas espécies que connosco co-habitam o Nordeste Transmontano.
Para conhecermos e avaliarmos o resultado de várias ações que temos vindo a implementar, resolvemos instalar câmaras de armadilhagem fotográfica, acionadas pelo movimento dos animais. Este equipamento, muito utilizado no estudo de mamíferos selvagens, revela-nos um pouco da vida secreta dos animais e permite-nos saber quais são as espécies silvestres que nos visitam com maior assiduidade. Os resultados não podiam deixar-nos mais felizes: durante a noite ou madrugada fomos visitados por raposas, texugos e ginetas.
Pretendemos dar continuidade a este inventário, por isso esteja atento a esta página ou visite o nosso site para conhecer outras espécies que gostam de conviver com os nossos burricos.