AEPGA

 

Etograma dos Burros de Miranda

Entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, Maria Palma Pinto dedicou-se a um inventário de comportamentos (etograma) dos burros que temos ao nosso cuidado. No Centro de Valorização do Burro de Miranda (CVBM), em Atenor, e no Centro de Acolhimento do Burro (CAB), em Pena Branca, foram recolhidos dados sobre 60 animais (40 deles da raça asinina de Miranda) de forma a analisar o seu time-budget, ou seja, a forma como dividem o tempo, entre as atividades de repouso, alimentação, deslocação, vocalização, catagem, excreção, interação e outros comportamentos naturais da espécie.
Para a elaboração do estudo os animais foram divididos em seis faixas etárias (crias, juvenis, 3 grupos de adultos com idades distintas e idosos), tendo cada grupo sido observado durante 5 dias.
Estes estudos são importantes como ferramentas para melhorar o maneio e a interação com os asininos, de forma a contribuir para o seu bem-estar físico e psicológico.
As conclusões do etograma, com os diferentes períodos de tempo analisados por cada faixa etária, podem agora ser consultadas num novo sub-menu do nosso site: um Repositório de estudos, teses e outros documentos de relevo: https://www.aepga.pt/area/repositorio/estudos/