AEPGA

 

I Encontro Ibérico de Raças Autóctones decorreu em Miranda do Douro

O Encontro Ibérico de Raças Autóctones, que se realizou no passado dia 5 de Setembro em Miranda do Douro, revelou-se um evento importante na promoção do pensamento conjunto sobre o futuro deste património que desempenha um importante papel no desenvolvimento rural a nível, local, regional e nacional, tanto em Portugal como em Espanha.

Durante as apresentações e debates entre oradores e participantes, destacou-se a importância da promoção e manutenção das raças autóctones, como uma salvaguarda de diversidade genética. Destacou-se também o seu contributo para os serviços de ecossistema, não só nos serviços de produção de produtos de qualidade de excelência, reconhecidos através da chancela de Dominação de Origem Protegida (DOP), mas também nos serviços culturais, como é o caso do turismo, e serviços de regulação ambiental, como o exemplo da utilização dos burros da raça Asinina de Miranda no controlo de vegetação, através da Brigada Florestal Animal.

Foi claro durante o encontro que a preservação das raças autóctones está diretamente dependente da própria dinamização e valorização do interior rural, da dignificação do papel do agricultor e da atividade agrícola, e de uma visão holística do contributo destes animais para os ecossistemas e para a sociedade. Neste sentido, o trabalho conjunto dos promotores das diferentes raças, organismos públicos e outras entidades envolvidas na sua preservação é uma mais valia para um futuro rural mais auspicioso, sendo encontros como este fundamentais para a criação de pensamento crítico e de soluções eficazes.