AEPGA

 

Palestras em universidades para promover o conhecimento em questões asininas

Promovendo o aumento de conhecimentos em questões asininas, na primeira semana de Novembro a AEPGA acompanhou a organização The Donkey Sanctuary numa ronda de várias palestras em universidades onde se leccionam cursos de veterinária.

Os estudantes de medicina veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, tiveram ocasião de conhecer o trabalho desenvolvido por esta organização britânica, que acolhe mais de 2500 equídeos, maioritariamente burros.
Aproveitando para mencionar as condições de estágio no novo hospital da Donkey Sanctuary, Jesus Buil mostrou imagens dos trabalhos quotidianos efectuados por uma equipa multidisciplinar que, além de veterinários como ele, incluí enfermeiros, ferradores, dentistas e especialistas em comportamento e em bem-estar animal.

Por seu lado, os alunos de enfermagem veterinária do Instituto Politécnico de Bragança, assistiram a uma palestra sob o tema “Donkeys are different”, em que Jesus Buil destacou as principais dissemelhanças entre burros e cavalos.
Em representação da AEPGA, Miguel Nóvoa procurou fortalecer laços e envolver os estudantes na missão da associação e do seu indispensável papel na conservação da raça asinina de Miranda. Mostrando o trabalho desenvolvido nos vários centros de acolhimento, Miguel Nóvoa falou também em oportunidades de voluntariado e de estágio curricular, com vista a dar mais destaque aos asininos como possíveis objectos de estudo académico.