AEPGA

 

Resgate de mula em Lagoa, Macedo de Cavaleiros

 No dia 9 de setembro visitámos a Dona Júlia, uma das últimas criadoras de mulas da aldeia de Lagoa, concelho de Macedo de Cavaleiros. A sua mãe, com 94 anos, exige agora mais dedicação, o que lhe dificulta a tarefa de tomar conta da sua mula. Por esse motivo, a Dona Júlia pediu-nos para que a sua companheira de longa data pudesse ficar aos nossos cuidados. Apesar de não saber precisamente quantos anos a teve consigo, lembra-se que, quando a comprou, a mula já tinha alguma idade.
Embora nunca lhe tivesse atribuído um nome, sempre conseguiu transmitir-lhe o que era necessário fazer, de tal forma que a mula sabia lavrar a terra praticamente sozinha – é esta a magia da comunicação e da ligação que se estabelece com os animais. Na manhã da visita, o animal já tinha lavrado um terreno; talvez tenha sido isso que lhe abriu o apetite para papar os figos que estavam ali, no canto da cortinha.
Após essa prévia visita e avaliação do estado do animal, no dia 30 de setembro fomos a Lagoa recolher a mula, que acabámos por batizar como Mulan. No Centro de Acolhimento do Burro (CAB), a Mulan está agora a ser gradualmente integrada, estando até agora a dar-se bem na sua nova casa, onde poderá viver uma velhice descansada.