AEPGA

 

Um dia passado na Lipor, entre burros e famílias, contado na primeira pessoa

Sílvia Cattarinich e Elizabetta Renzi, técnicas ao serviço da AEPGA na sequência da parceria existente entre a associação e o Serviço Cívico Italiano, contam na primeira pessoa como correu o dia passado na Lipor, dedicado a atividades relacionadas com o Planalto Mirandês, solar da raça asinina de Miranda.

“O dia 10 de setembro foi um dia de jogos e recreação com os burros de Miranda da AEPGA no espaço do Parque de Aventura da Lipor, em Gondomar - um centro que gere, valoriza e trata resíduos urbanos, mas também está aberto a famílias que queriam reunir-se para passar um fim de semana diferente.

Desta vez, foi organizada uma atividade com burros de Miranda com o objetivo de dar a conhecer ainda mais perto o trabalho e os valores da associação e as atividades que podem ser feitas entre burros e famílias com crianças. O dia foi um sucesso, com os participantes, sobretudo crianças de diferentes idades, muito animados e interessados nos burrinhos. As famílias começaram por aprender o comportamento básico a ter quando abordamos um burro, a fazer festas e a escová-los. Ajudados pelos voluntários e técnicos da associação, as crianças fizeram uma Gincana de Burros, ou seja, conduziram os burros com a rédea através de alguns obstáculos. Depois disto, as crianças ficaram muito felizes e ainda com mais interesse na relação com os burros, ao ponto de alguns não quererem deixá-los. Para os pais também foi muito bom ver os seus filhos confiantes com estes animais.

As perguntas e as curiosidades sobre os burros não faltaram. Pareciam mesmo estar numa aula ao ar livre. Depois do treino e das explicações, as crianças ficaram a jogar o Jogo do Burro. Foi uma surpresa para nós perceber quantas coisas tinham aprendido em apenas um dia de jogos com os animais.

Os burros que participaram nas atividades foram também convidados para voltarem ali para outros dias de atividades.

Agradecemos muito o convite da Lipor para visitarmos o seu espaço único, por apoiar estas iniciativas pelo bem estar das pessoas e dos animais e ficamos muito contentes por esta participação cívica tão importante”.