AEPGA

 

Voluntaria-te: o testemunho de quem viveu de perto esta experiência marcante

Fazer voluntariado na AEPGA é uma oportunidade especial de conhecer os burros de uma forma mais próxima, e simultaneamente apoiar nas tarefas que diariamente são necessárias para garantir os seus cuidados e o funcionamento dos nossos centros e atividades.
Na última edição do "Voluntaria-te pelo Bem-estar animal", que decorreu no início de Junho, recebemos as voluntárias Susana Bilber, Sónia Rosenbom e Susana Anastácio, e o voluntário Rui Ferreira, cujo contributo foi precioso no nosso trabalho quotidiano.

Conheça o testemunho da Susana e do Rui:

"Com a vontade de participarmos num programa de voluntariado de vários dias e a paixão que temos por estes animais tão fofos e únicos, decidimos inscrever-nos no programa “Voluntaria-te” da AEPGA. Com a expectativa de muito trabalho de campo, ficamos animados quando fomos selecionados para esta semana de junho.
Foi uma semana de grandes emoções e trabalho, começando pelo Centro de Acolhimento do Burro, em Pena Branca, onde os burros “idosos” gozam de boas condições os últimos anos de vida. Reclamaram e deram-nos muitos mimos. Mesmo no fim da vida tudo é feito para que possam dignamente viver confortáveis e sem dor. E tivemos logo aí uma grande lição de humanidade e compaixão para com a burrica Franjinhas.

Depois passamos para o Centro de Valorização do Burro, em Atenor, continuando com tarefas desde organização logística, alimentação, banhos de vinagre, escovagens, limpezas, manutenção de instalações, ajuda em tratamentos e rastreios veterinários e até a procurar burros que se lembraram de dar uma escapadela para passear. Tarefas que acreditamos terem sido desempenhados por toda a equipa com rigor, afinco e acima de tudo, com utilidade para a Associação e o bem estar asinino.
O mais importante nesta semana foi obviamente a ligação aos Burros mas também às pessoas que com eles trabalham. Os Burros, esses animais tão sensíveis e com a sua personalidade única de cada individuo, sempre dispostos a nos mimar em proporção muito superior ao qual nós o fazemos. Nesta semana, transmitiram-nos uma tranquilidade e serenidade inigualáveis e ao fim do dia acabávamos revigorados.

Agradecendo às pessoas, começamos pelas colegas voluntárias Susana Anastácio e a Sónia Rosenbom sempre dispostas a trabalhar, ajudar e aprender, continuando pelas simpáticas e sempre alegres orientadoras, “as nossas vet”. Todos os que encontrámos contribuíram para uma experiência de voluntariado no qual mostraram todos serem pessoas radiosas, resilientes às dificuldades de trabalharem num território interior, criativos a lutar no quotidiano com os recursos que têm e abertos aos que chegam. Não esquecemos também a sabedoria do Feno, do Sisal, da Bolota e do Pastor. Terão que visitar os Centros para adivinhar quem são!

Aprendemos, crescemos e ganhamos muito… obrigado a todos.
Susana Bilber e Rui Ferreira"